A Sra. Rozimari, sócia e fundadora, sempre foi uma grande admiradora do segmento de calçados, e dedicava seu tempo ao acompanhamento de tendências de moda, cores, modelos, sendo verdadeiramente apaixonada pelo segmento. Vendia sapatos para as amigas, em seu local de trabalho, e para seus familiares. Além disto, devido à paixão de servir e atender as pessoas, graduou-se em serviço social. Já o Sr. Antonio Souza, sócio e fundador, é formado em administração de empresas, pós-graduado em marketing, tem vasta experiência em vendas adquirida ao longo dos anos.
Os dois resolveram iniciar O Ponto da Sapatilha colocando em prática suas habilidades. Os sócios acreditam que qualquer empreendimento deve ter alguns pré-requisitos básicos: conhecimento do produto, público, concorrentes, mercado, etc.
A partir da união do conhecimento dos dois foi possível iniciar um grande projeto no segmento de calçados – a sócia com grande conhecimento em moda, produto, público, mercado a ser explorado e o sócio com experiência em vendas e estratégias de mercado e vendas.
Assim, em 2017, estruturaram e implementaram o PONTO DE SAPATILHA.
Unindo as experiências adquiridas em outros setores iniciaram o Ponto da Sapatilha. Decidiram trabalhar com 3 produtos principais: sapatilhas, mules e rasteiras.
Após tentativas e erros, resolveram abrir sua primeira loja, mas sempre imaginaram como ser diferente neste segmento de calçados, assim, chegaram à conclusão de que bom atendimento, produto de qualidade, ética, responsabilidade e ambiente agradável seriam primordiais para se obter êxito e assim conceberam o projeto.
Mas nada é simples ou fácil, logo no início muitos erros, problemas com fornecedores, problemas com produtos… Vieram as primeiras decepções nos primeiros meses.
Os sócios sempre foram muito exigentes com qualidade de todos os produtos, atendimento ao público, com os materiais e acabamento dos caçados, entregas e satisfação dos clientes. Pensaram em desistir e mudar de segmento, mas com muita insistência e persistência continuaram, apesar do conhecimento e da bagagem que tinham, entenderam que era necessário estudaram ainda mais.
Com mais conhecimento e dedicação vieram novas ideias que foram implementadas e melhoram ainda mais o negócio.
Quando se tem uma ideia e não se tem nas mãos todos os processos do negócio, ou necessita de terceiros para algumas realizações, fica mais difícil. Fazer com que o fornecedor e seus clientes entendam sua visão do negócio, entender a perspectiva do cliente não é fácil.
Fazer com que o fornecedor se encaixe como parceiro e não como prestador de serviços é mais complicado, e, mais uma vez, vem a vontade de mudar, recomeçar de outra forma, no entanto, com uma análise mais aprofundada os sócios sempre se chegaram à conclusão de que em todos os segmentos encontrariam dificuldades, mas era no segmento de calçados que eles poderiam se realizar.
O ideal seria enfrentar todos os desafios, fazer do projeto um sucesso. Isso dependia especialmente dos sócios, e assim foi feito.
O que lhes ajudou a superar estes momentos de incertezas e instabilidade foi o estudo. Entender a história de grandes marcas, como Mc Donald’s, Burguer King, Amazon,
Boticário e outros, mostrou que todos tiveram seus momentos difíceis, mas todos superaram.
Então, com conhecimento e entendimento de mercado mais apurado, estudo dos processos de fabricação, logística, ficaram mais engajados no negócio e tiveram melhores resultados.
Correndo atrás das mudanças e melhorias foi possível superara as barreiras, que as vezes parecem mais altas do que realmente são, e mais uma vez a insistência e persistência foram fundamentais para seguirem com o projeto.
Todas essas dificuldades têm pontos positivos, mostram caminhos ou alternativas que não tinha imaginado. Os desafios sempre existiram e vão existir, mas o importante é ter uma meta, um objetivo, uma linha de pensamento, e, o primordial de tudo isso é saber: o que se quer e onde quer chegar.
Experiência e conhecimento sempre fazem a diferença, mas resiliência é fundamental, e quanto mais dificuldades os sócios respondem com mais insistência. Com o tempo de negócio o aprendizado deles é enorme e hoje tem-se a certeza do que querer e onde pretendem chegar.
Eles afirmam: “temos muito bem claro e idealizado onde queremos chegar, e com nossa experiência fora e dentro do segmento de calçados estamos preparados para sermos protagonistas nesse mercado e construir “relações de ganha-ganha”. Seremos referência em atendimento, inovação, atendimento ao cliente e parceria com nossos fornecedores.
Desde o início até o momento atual de nossa jornada estamos em pleno desenvolvimento e hoje temos certeza de que o Ponto da Sapatilha é um projeto bem estruturado, embasado em ética, conhecimento, qualidade, ótimo atendimento aos clientes e um produto à altura dos nossos consumidores. ”
O Ponto da Sapatilha está apenas no começo de sua história, muitos desafios ainda virão, mas hoje a certeza é de que o Ponto da Sapatilha é uma realidade, e convidamos você a fazer deste projeto um grande sucesso no Brasil!